domingo, agosto 27, 2006

Episode 5.11 [ Duets ]

Episode 5.11 [ Duets ]

Tudo parece tão igual. As pequenas diferenças entre os meus dias são tão pequenas que se fazem imperceptíveis ao longo dos meses...
Ainda continuo me achando bobo demais pra certas coisas da vida... Eu ainda tento descobrir o que vai acontecer amanhã em Páginas da Vida. Eu não sei, mas acho que vou insistir em permanecer imaturo por um tempo. Mas não é disso que eu ia falar, na verdade. Eu estava pesquisando sobre grandes músicas de filmes e eu descobri que tem muita música que todo mundo conhece e ninguém nem sabe que ganhou o Oscar. Eu particularmente acho que faz uma p*** diferença uma música ser reconhecida por um prêmio como o Oscar (apesar das controvérsias que envolvem as preferências da academia, e que já são conhecidas por nós) porque alguns filmes são muito lembrados pelas suas músicas. Quem é que não alugou aquele filme só pra ouvir de novo aquela música perfeita, que geralmente vem só na última cena? São milhaaaares de músicas perfeitas pra cenas perfeitas. Eu chorei rios quando ouvi "Stand by me" no final de Conta Comigo nas cenas finais porque a música simplesmente tinha tudo a ver com o filme. E eu acho que ela só não ganhou o Oscar porque só ganha música original, feita exclusivamente para o filme e essa já existia antes, na versão do Lennon. Mas quem vai dizer que não se arrepia ouvindo "Time of my life" enquanto o Patrick Swayze e a Jennifer Grey dançam na tela? E até nos filmes mais modernos, mais anos 90. Eu sempre lembro de "I feel it in my fingers... I feel it in my toes..." quando penso no filme Quatro Casamentos e Um Funeral. E sempre lembrarei de "you're gonna fly away... glad you're goin' my way..." que a Gwyneth canta lindamente com o Huey Lewis em Duets. Trechos perfeitos de canções...
O negócio é que música é uma expressão muito bonita de sentimentos. Ainda mais do que uma poesia, porque a entonação de voz, o ritmo, a altura, tudo isso consegue expressar um romantismo ou uma outra emoção qualquer que letras no papel inerte não têm a capacidade de transmitir (exceto, é claro, poesias dos grandes autores, tipo o Pessoa ou o Drummond, ou até mesmo aqueles românticos mais depressivos, tipo o Rimbaud). E é lindo ouvir um acorde especial e lembrar de um filme especial.
E há também os pares... ah... grandes pares embalados por grandes canções (até mesmo entram aqui aquelas da Celine Dion que foram pro Oscar, como "My heart will go on" e "Because you loved me")... Grandes cenas, grandes amores. Cinema é a melhor coisa do mundo. Música também é a melhor coisa do mundo. por que não juntar os dois?

E algumas curiosidades do Oscar de Melhor Canção Original:
A Disney e produtoras infantis em geral são boas nisso. Já ganharam ou foram indicadas as músicas do Rei Leão (foram 3 indicadas) em 94, Toy Story em 95 e 99, Pinocchio em 40, Tarzan em 99 (eu recomendo a música You'll be in my heart, do Phill Collins... linda), Príncipe do Egito em 98, Anastasia e Hércules em 98, Pocahontas em 97, Alladin em 92 ("um mundo ideaaal"), A bela e a fera em 91, A Pequena Sereia em 89 e mais um monte por aí.
Os anos 80 foram os anos mais justos. Em 80 ganhou Fame do filme Fama, em 82, Up Where We Belong, do filme perfeito do Richard Gere, em 83 a música do Flashdance ganhou, em 84 I Just Called To Say I Love You, em 85 Say You, Say Me (confessa... você adora), em 86 Take My breath Away (do top gun) e em 87 a maravilhosa Time of my life.

e agora, antes que vocês desistam de ler... até mais.

Lista de Indicados até 1999
Lista de Vencedores até 2006

Soundtrack: It Might Be You, by Stephen Bishop

Duets - Vem Cantar Comigo: filme de 2000 com a estonteante Gwyneth Paltrow, dona de uma das belezas mais puras que eu já vi. Seis cantores amadores resolvem se inscrever no Grande Concurso de Karaokê em Omaha, Nebraska. Lá eles tem a grande chance exibir seus talentos musicais mas, à medida que o concurso avança, eles começam a enfrentar os mais diversos contratempos. O principal é justamente o da personagem da Gwyn com o seu pai. Atuação mencionável de Scott Speedman, do seriado Felicity.

7 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, eu já aluguei filme por causa da trilha sonora, mas na maioria das vezes em que fiz isso, só a trilha sonora é que salvou o filme, como foi o caso do Beijo da BOrboleta que trazia umas três músicas dos cranberries. Pra mim foi um dos piores filmes que eu vi na vida, mas compensou No need to argue no final, quando uma mulher mata a outra afogada. (Não tinha nada a ver com a cena!) Tem também Gangues de Nova York. Não gostei muito do filme, mas o U2 fez a diferença! Ouvi She hoje e lembrei na hora de Nothing Hill... Cara, música é tão importante que até cinema mudo tem trilha sonora!!! COmentário idiota, mas é sério!!!

Anônimo disse...

Vamos lá, qual é a música que surgeem sua cabeça quando vc lê:
Curtindo a Vida Adoidado:
Labirinto:
Quando um homem ama uma mulher:
Tudo por Amor:
Uma Linda Mulher:
Mad Max:
Dart Vader!:
Closer:
Top Gun, Ases Indomáveis:

Anônimo disse...

que surge (no singular) pra não perder o costume

disse...

Eu adoro algumas músicas de filmes! A música cai como uma luva para certas cenas e vice-versa. Achei que ninguém mais tinha visto Duets, todo mundo que eu falo desse filme não sabe qual é. Gosto muito da do Pearl Harbor, mas eu ñ lembro o nome e nem quem canta pq eu ñ sou fodão como vc. Páginas da Vida? Vou pegar uma Chega Mais pra tu hehehe! Saiu hoje: "Espírito de Nanda reencarna em Olívia" huhauhauhaua (de verdade).

disse...

Eu fico admirado com seus conhecimentos e em como vc corre atrás, pesquisa, isso é mto bom!
Imaturo?
Onde?
Porque o dono deste blog aqui é um cara que saca mto!
Gostei de ver!

Anônimo disse...

say you say me do filme mais lindo do mundo!!!!

Origami disse...

Ó eu atrasado pra comentar aqui!!!
AHUHAUAHHAUUAHUHA
Bom, música de filme que to mais gostando hj é I Can't take in da Imogen Heap.
Mas to pensando aqui, existem outras músicas de filme q vc não comentou aqui. As trilhas da nossa vida... claro, pq não? Existem músicas perfeitas que tocam em momentos perfeitos "ou em momentos tristes" mas são perfeitas para o momento.
Algumas especiais pra mim:
Iris "Go Go Dolls + Avril"
Quelqu'un m'a dit "Carla Bruni"
Você sempre será "Marjorie"

Tem mais um monte, mas aí vcs vão ter que comprar o cd da trilha sonora da minha vida ehheheh!